Projetos de incentivo à leitura e à brincadeira lançam livro e kits para municípios cearenses

Música, história, ludicidade e alegria. Esses foram alguns dos ingredientes que fizeram da tarde do dia 13 de setembro um momento inesquecível na vida dos integrantes dos projetos “Eu sou Cidadão – Amigos da leitura” e “Ceará Cresce Brincando”, que participaram do lançamento do livro “Vila 16; um lugar cheio de histórias”, de autoria de Tâmara Bezerra e ilustração de Karlson Gracie, em mais uma publicação que será trabalhada junto a milhares de crianças e adolescentes dos municípios cearenses.

Além da publicação, foi lançado um kit literário e do brincar, com o livro, um jogo de tabuleiro e um CD com as histórias de uma adolescente que vai passar as férias em uma vila cheia de personagens interessantes e histórias únicas de cada família que fazem do lugar uma vila mágica. O CD será usado para contação das histórias em centros de convivência para idosos que não sabem ler ou já têm limitações para leitura, bem como para todos os que têm deficiência visual. Durante a solenidade, os participantes puderam desfrutar da audição das histórias em um espaço dedicado a isso, com computadores, fones de ouvidos e a orientação de alunos amigos da leitura do Colégio da Polícia Militar – que desenvolve as ações do projeto Eu Sou Cidadão Amigos da Leitura em Fortaleza.

Durante o lançamento, teve exposição sobre o livro, com 10 banners volantes com frases centrais das histórias, levados por seis adolescentes amigos da leitura do Colégio da Polícia Militar. O kit também ficou à disposição dos presentes. Um dos momentos marcantes ficou por conta da autora do livro, que narrou o processo de construção dos textos, a partir de histórias reais ouvidas em viagens ao sertão, litoral e serras do Estado. Algumas delas renderam vídeos com os personagens reais, que foram apresentados durante o evento.

Prestigiaram o evento dezenas de profissionais de arte-educação dos municípios, a primeira-dama de Horizonte e presidente APDMCE Jô Farias; a Deputada Estadual Fernanda Pessoa; o Coordenador do UNICEF nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí, Rui Aguiar; a jornalista Regina Ribeiro, editora chefe da Fundação Demócrito Rocha; a escritora Tâmara Bezerra, autora do livro Vila 16 – Um Lugar Cheio de História e a Vice Presidente da APDMCE e primeira-dama de Barbalha, a senhora Izabel Nóbrega.

Capacitação – O lançamento do livro e do kit integraram a programação da capacitação dos coordenadores do Eu Sou Cidadão e dos educadores sociais do Ceará Cresce Brincando, que ocorreu nos dias 13 e 14, na Porciúncula. Os participantes aprofundaram com a autora, Tâmara Bezerra e a educadora Elzilene Nóbrega diferentes maneiras de utilizar os materiais pedagógicos a fim de estimularem o gosto pela leitura e os valores contidos na obra, de respeito à diversidade e à família como espaço de aprendizado e construção de memórias.

Os coordenadores e educadores sociais fizeram leituras compartilhadas, narração de contos e discutiram argumentos de mediação de leitura. Além disso, socializaram as atividades realizadas nos municípios, a exemplo da visita feita a 3 comunidades para apresentação dos projetos e sensibilização para a temática. Vinte famílias de cada comunidade passarão a receber visitar constantes dos educadores, que trabalharão a partir de agora o material do livro Vila 16.

Sobre os projetos – O “Eu sou Cidadão – Amigos da leitura” é implementado há 14 anos e já envolve mais de 100 municípios, em parceria com a Fundação Demócrito Rocha, o BNB, o Governo do Estado, o Selo UNICEF Município Aprovado, a Associação dos Municípios e Prefeitos do Ceará (APRECE) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Ceará (UNDIME-CE). Nesse período de atividade, já publicou mais de 20 livros com temáticas sociais como gravidez na adolescência, convivência com o semiárido, respeito às diferenças, preservação do patrimônio público, entre outras.

O “Ceará Cresce Brincando” é realizado pela APDMCE e UNICEF, com apoio da Coelce, e tem o objetivo de fortalecer a cultura do brincar e do esporte educacional como garantia de direitos para crianças e adolescentes. Ele é desenvolvido em mais de 50 municípios e envolve mais de 300 educadores sociais e 100 mil pessoas – adultos e crianças, já tendo implementado maquis de 20 brinquedotecas nos municípios.

0 Comments