Ao longo desses 30 anos de existência, a APDMCE buscou sempre agregar pessoas e ideias em torno de um sonho: contribuir com o fortalecimento e o desenvolvimento das potencialidades dos municípios e de seus habitantes. Nessa caminhada, um aprendizado é certo: a mudança não está necessariamente em grandes ações; pequenos gestos – diários, cotidianos – pequenas transformações que estão ao alcance de todos nos tornam protagonistas de um mundo melhor, menos violento, mais solidário. A gentileza é um desses atos concretos por um novo mundo.
Por isso, sugerimos a todos os municípios cearenses instituírem o Dia Municipal da Cidadania e da Gentileza, no dia 13 de novembro. A data foi escolhida por ser o Dia Mundial da Gentileza.
O dia será destinado a incentivar e a destacar atitudes, ações e intervenções no campo educacional, cultural, de esporte e lazer, econômico, ambiental e de sustentabilidade social que visem ao bem-estar coletivo e que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida no município com foco no fortalecimento do exercício da cidadania e da gentileza. A temática está sendo trabalhada nos municípios pelo Projeto Eu sou Cidadão – Amigos da Leitura, através do livro “De Esfulepante a Felicitante, uma questão de gentileza”, da escritora e jornalista Ana Márcia Diógenes.
Enviaremos por e-mail minuta de lei para facilitar o trâmite junto à Câmara Municipal.
Gentileza gera gentileza!