O último sábado foi de muita emoção e reconhecimento ao trabalho dos municípios cearenses, que certamente superaram desafios, viveram novos aprendizados e se reinventaram na busca por garantia de condições melhores de vida para suas crianças e adolescentes. A todos os 82 municípios que foram certificados, os nossos parabéns!
O trabalho não parou com o enceramento da edição do Selo UNICEF. Ao contrário, a expertise adquirida ao longo dos últimos anos pela gestão – prefeitos/as e técnicos/as – o trabalho conjunto e intersetorial, o diálogo e a participação social devem permanecer e ser incorporados à rotina de trabalho no município.
Também durante a solenidade de encerramento do Selo UNICEF Município Aprovado, o Governo do Estado prestigiou 15 municípios que mais se destacaram nas ações de prevenção e controle da dengue, chikungunya e zika vírus.
A iniciativa partiu do Núcleo de Controle de Vetores da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), visando o fortalecimento dos municípios, no que diz respeito às ações de prevenção e controle das doenças transmitidas pelo Aedes Aegipty e considerando a situação muito frágil dos municípios com relação ao financiamento e a frota de veículos necessários ao trabalho das equipes de endemias, principalmente no apoio às visitas domiciliares.
Sendo assim, a SESA estabeleceu os critérios de definição dos municípios para a destinação dos veículos, levando em conta: o município ter sido certificado com o Selo UNICEF 2013-2016; ter tido cobertura de visitas domiciliares acima de 80% nos 1º ,4º e 5º ciclos do PNEM (1º – janeiro e fevereiro/ 4º – maio e junho/ 5º – julho e agosto); ter índice de infestação predial (IIP) abaixo de 1% nos respectivos ciclos; ter realizado o Levantamento de Índice Rápido (LIRAa) preconizado pelo Ministério da Saúde nos meses de abril, julho e novembro; ter incidência de casos de Dengue abaixo de 250/100000 habitantes. Foram excluídos os 8 municípios já contemplados com veículos do Ministério da Saúde (Fortim, General Sampaio, Icapuí, Itapipoca, Jaguaribara, Jaguaribe, Paramoti e Santana do Acaraú).
Os 15 municípios contemplados a partir dos critérios estabelecidos pela SESA foram:
- Cascavel
- Ererê
- Eusébio
- Frecheirinha
- Ibiapina
- Itaiçaba
- Jaguaruana
- Jucás
- Maracanaú
- Milhã
- Parambu
- Potiretama
- São João Do Jaguaribe
- Tianguá
- Ubajara
A todos os 15 e aos demais que têm se esforçado em combater o mosquito, os nossos parabéns!