APDMCE compõe comitê que escolherá a Escola Destaque Estadual do Prêmio Gestão Escolar 2012

Desde abril deste ano, o Comitê Estadual do Prêmio Gestão Escolar, composto por entidades governamentais e não governamentais, como a APDMCE, vem se reunindo para discutir o processo de avaliação das escolas inscritas nessa edição.

Escolas estaduais, municipais, de ensino médio, ensino profissionalizante, ou educação infantil poderiam participar. Para isso, precisaram escrever um minucioso dossiê, com informações gerais sobre a escola, uma Autoavaliação dividida em cinco gestões (gestão pedagógica, gestão de resultados educacionais, gestão participativa, gestões de pessoas, gestão de serviços e recursos) e um Plano de Melhoria, com sugestões sobre quais pontos deveriam ser refletidos, de acordo com a Autoavaliação.

O Comitê recebeu esses dossiês, enviados pelas CREDES e, atualmente, está em processo de análise do material. Após as leituras e avaliações, três escolas serão selecionadas para receberem uma visita dos avaliadores, que sóentão decidirão a escola que irá representar o estado do Ceará na etapa Nacional. Em seguida, o Comitê Nacional escolherá as seis Escolas Destaque Nacional e a Escola Referência Brasil, que será anunciada no dia 5 de novembro de 2012, juntamente com a cerimônia nacional de premiação.

Os diretores das escolas destaque de cada estado ganham uma viagem de intercâmbio aos Estados Unidos, para troca de experiências sobre gestão escolar, além de cada escola receber um prêmio em dinheiro.


O Prêmio Gestão Escolar é idealizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), e conta com o apoio das Secretarias Estaduais de Educação e de entidades não governamentais, como a APDMCE, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e a Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (APRECE).

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