Iniciativa, em comemoração aos 29 anos da instituição, se destacou por estimular ações que contribuem para o fortalecimento de políticas públicas no Estado
Aconteceu na tarde desta terça-feira (09) a Solenidade de Certificação de Práticas Inovadoras nos Municípios Cearenses. A iniciativa, em comemoração aos 29 anos da APDMCE, certificou 22 projetos de 16 municípios do Estado em Sessão Solene promovida em parceria com a Assembleia Legislativa no Plenário13 de maio.
Os municípios agraciados se destacaram por projetos que fortalecem às políticas públicas na área da primeira infância; crianças, jovens e adolescentes; mulher; idosos e pessoas com deficiência. As práticas certificadas pertencem aos municípios de Alto Santo, Aracati, Barroquinha, Beberibe, Crateús, Farias Brito, Horizonte, Iguatu, Jaguaribe, Maracanaú, Miraíma, Pedra Branca, Reriutaba, Russas, Sobral e Tabuleiro do Norte.
Na ocasião, dez entidades parceiras da instituição foram homenageadas com o troféu “APDMCE 29 anos”, foram elas: Agência de Desenvolvimento Econômico e Social – ADES; Assembleia Legislativa do Estado do Ceará; Associação dos Municípios do Estado do Ceará – APRECE; Banco do Nordeste – BNB; Companhia Energética do Ceará – COELCE; Fundação Demócrito Rocha – FDR; Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF; Irmãs Missionárias Capuchinhas – PORCIÚNCULA; Ministério Público do Trabalho no Ceará – MPT; Conselho Estadual dos Direitos do Idoso – CEDI-CE.
Durante a Solenidade a Presidente da Instituição, Jô Farias, lembrou que a análise dos projetos foi realizada por uma comissão avaliadora, composta por entidades como o Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT), Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), Agência de Desenvolvimento Econômico e Social (ADES), Instituto da Infância (IFAN), Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (CEDI), União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-CE), Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ceará (CEDEF CE), entre outras, o que comprova relevância da certificação.
“A APDMCE está no caminho da inovação, a expectativa é que esse prêmio seja o primeiro de uma série”, disse o coordenador do Unicef para os Estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, Rui Aguiar.
O deputado Carlos Felipe, que presidiu a solenidade, recebeu o troféu APDMCE dedicado à Assembleia Legislativa, destacou que: “A ADPMCE não é mais associação de primeiras-damas, mas de desenvolvimento. O mérito de cada um dos municípios que recebeu esse título é muito grande”.
Também participaram da solenidade o secretário de Relações Institucionais do Ceará, Nelson Martins, representando o governador Camilo Santana; a vice-prefeita e primeira-dama do município de Farias Brito, Rejane Maria Silva, e o vice-presidente do Grupo de Comunicação O POVO, João Dummar Neto. A deputada Fernanda Pessoa (PR) enviou mensagem justificando sua ausência na solenidade e parabenizou a ADPMCE e os municípios contemplados.
Confira abaixo algumas matérias falando sobre a Solenidade de Certificação de Práticas Inovadoras nos Municípios Cearenses.
O POVO
Portal Assembleia Legislativa do Estado do Ceará
http://www.al.ce.gov.br/index.php/ultimas-noticias/item/55785-08-08-2016-gs
Portal Ceará Agora