UNICEF e APDMCE realizaram, nos dias 29 e 30 de novembro, o encontro “Imunizar é cuidar: quem ama vacina” em Natal (RN), com presença de 293 participantes de 99 municípios potiguares. Foram dois dias de capacitações, divididas em três grupos de municípios, reunindo equipes municipais da saúde, educação e assistência social para discutir estratégias de identificação de meninas e meninos não vacinados ou com atraso vacinal para assegurar a imunização. A programação contou com estudos de casos; relatos das estratégias dos municípios cearenses de Russas e Icapuí na gestão dos sistemas de informação de imunização; e organização das regiões dos municípios e respectivas salas de vacina, escolas, creches, CRAS e CREAS, com troca de experiências entre municípios.
Além de oficiais do UNICEF e consultores da APDMCE e da Casa Renascer, estiveram presentes nos encontros Ivani Matias, assessora técnica da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN); os prefeitos Carlos Augusto de Paiva, de Luiz Gomes, e Maria Elce Mafaldo, de Major Sales; e o ex-prefeito dos dois municípios Carlos José Fernandes, hoje controlador-geral de Major Sales.
Segundo projeção feita a partir de dados do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (SINASC), no mês de dezembro de 2023, por exemplo, pelo menos 3.375 crianças do Rio Grande do Norte de 15 meses precisam ter tomado a dose única da tetraviral (ou a tríplice viral D2 + varicela) – este é um dos critérios de avaliação do Selo UNICEF. Os encontros de imunização integram a programação do Selo UNICEF e estão sendo replicados nos 18 estados do Semiárido e da Amazônia que participam do programa.