A Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE) encerrou com chave de ouro, no último dia 24 de janeiro, na cidade de Cruz, uma verdadeira maratona pela divulgação e defesa dos direitos da pessoa idosa.
Desde o ano passado a instituição vem promovendo festivais regionais de informação, arte, cultura e lazer em cidades-polo do Estado, mobilizando gestores, técnicos municipais e, principalmente, idosos e idosas em torno de oficinas que tratam de socializar direitos, esclarecer dúvidas sobre temas como seguridade social, sem deixar de lado o aspecto lúdico e cultural – com oficinas de dança contação de histórias e projeção de filmes, renovando em muitos participantes a alegria de viver.
Em cada cidade que sediou o festival – IBIAPINA, FORTALEZA, FARIAS BRITO, CARNAUBAL, ITAPIUNA, JAGUARIBE e CRUZ – o clima foi de animação e de descobertas, de encantamentos e de encontros. Ao todo, foram 2.156 pessoas idosas participantes e mais de 100 técnicos municipais.
Para a secretária executiva da APDMCE, Amélia Prudente, a avaliação dos festivais é extremamente positiva. “Alcançamos nossos objetivos e acredito que fomos além, porque cada participante certamente levará as informações dos festivais para outros, para amigos e vizinhos, juntamente com a equipe técnica que os acompanhou. Além disso, levaram consigo um material rico de informações, que é o cordel que falam dos direitos da pessoa idosa. Para esses idosos a ação da APDMCE e dos municípios que sediaram os festivais contribuiu muito para que eles acordassem para os direitos, percebessem quem ainda têm muito a viver, a contribuir e a se divertir. E para nós, equipe técnica, foi mais um grande aprendizado”.
Vale salientar que os quatro primeiros Festivais foram apoiados pela ENEL, através do Mecenas, os três últimos pelo Fundo Estadual da Pessoa Idosa, com doação do Banco do Nordeste (BNB) e pelos municípios que sediam os eventos.