Eu sou Cidadão – Coordenadores participam da primeira capacitação do ano.

“A leitura e as diversas modalidades de inserir o lúdico na vida da criança, do adolescente e das suas famílias” foi o tema do encontro.”

Dois dias dedicados aos livros, à troca de experiências e à discussão de estratégias para inserir a cultura da leitura nos municípios e formar novos leitores. Foi isso o que aconteceu nos dias 21 e 22 de março, na capacitação dos coordenadores do Projeto Eu sou Cidadão – Amigos da Leitura, promovido pela Associação para o Desenvolvimento dos Municípios Cearenses (APDMCE), em Fortaleza.

O encontro reuniu novos e veteranos coordenadores do Projeto em torno do livro Vila 16 – Um lugar cheio de histórias, com direito à leitura em grupo, conversa com a autora Tâmara Bezerra, relatos de quem já trabalhou a obra no município e redescobertas. Foi o caso de Maria Verônica de Araújo, coordenadora do Projeto em Quixeramobim (CE) desde 2011. “Fantástico. A palavra é essa para esse encontro. O incrível é que já tínhamos trabalhado o livro, construído o kit literário como proposto mas hoje, revendo, enxergo o livro com outro olhar. Vão surgindo novas ideias de como incrementar atividades… Sempre há novas possibilidades”. Em Quixeramobim o Projeto está em 10 escolas, sendo duas na zona rural, com 10 Amigos da Leitura em cada.

Para quem está chegando ao Projeto as expectativas são as melhores. Erlange Maia, primeira-dama de Itaiçaba, fez questão de acompanhar o coordenador do Projeto em seu município para se inteirar das discussões. Ela ficou animada, sobretudo por se aproximar de sua área de formação, que é a pedagogia. “Para mim tudo é novo e eu estou encantada com o Projeto! Ele é uma forma de estimular o conhecimento pela leitura e uma das coisas mais interessantes é que os próprios alunos serão os articuladores; são eles que divulgam e fazem o projeto acontecer, nós só vamos orientar. Além disso, resgata a cultura da cidade e isso é muito importante”. Para ela, o maior desafio é encontrar maneiras de estimular e incentivar a leitura e a participação no projeto diante de tanta tecnologia. “Mas já estamos cheios de ideias”, afirma entusiasmada.

O mesmo sentimento foi compartilhado por André Luis Freitas, coordenando o Projeto pela primeira vez em Pacajus. Lá, as atividades são abrigadas na Secretaria de Assistência e ele já consegue vislumbrar parcerias importantes, como as pessoas ligadas ao teatro e à cultura de modo geral no município. “Minha expectativa é imensa! São muitas informações e muitas ideias surgindo. Já começo a pensar em pessoas que se encaixam no perfil do projeto e estou otimista”. André, que trabalha na Secretária de Assistência há seis anos, está confiante que o projeto poderá contribuir para um problema grave no município que é a exploração sexual e a violência contra crianças e adolescentes.

XI Congresso dos Amigos da Leitura

Outro assunto abordado foi os preparativos para o XI Congresso dos Amigos da Leitura, no dia 19 de abril, durante a Bienal do Livro, em Fortaleza. A previsão é reunir 1500 amigos da leitura, numa grande celebração do Projeto. Na programação está o lançamento do livro “De Esfulepante a Felicitante: Uma Questão de Gentileza”, de autoria da jornalista Ana Márcia Diógenes, entre outras atividades.

0 Comments