Proporcionar a inclusão social e cultural da pessoa idosa e contribuir para a qualificação das políticas públicas voltadas para quem tem mais de sessenta anos através da capacitação de gestores municipais. Foi com esse objetivo que a Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE), com o apoio da Coelce, realizou, no dia 27 de outubro, no Centro Social Urbano do município de Farias Brito, o Festival Regional de Informação, Arte, Cultura e Lazer para a Pessoa Idosa. O Festival, já realizado na região da Ibiapaba, é apoiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
A programação dos festivais traz momentos de interação e de lazer e conta com palestras sobre envelhecimento e políticas públicas, com o tema “Para a Pessoa Idosa, Nenhum Direito a Menos”; sessão de cinema seguida de debates; oficinas de dança, contação de histórias e de direitos da pessoa idosa e Seguridade Social. Além disso, será distribuído um cordel, escrito por Arlene Holanda, abordando temáticas sobre cidadania, direitos e deveres, e valorização da velhice, estimulando os idosos na busca do fortalecimento da rede de atendimento nos municípios.
A APDMCE trabalha a temática da terceira idade desde 2004, desenvolvendo o Programa “O Idoso e a Construção do Envelhecimento Saudável”, que contribui para a busca de novos caminhos e a consolidação de uma nova forma de ver e de lidar com o envelhecimento.
Os eventos pretendem mostrar para o poder público, para as famílias e para a sociedade em geral que o idoso, quando estimulado e valorizado, é capaz de contribuir na vida social, cultural e econômica do seu município, e, ainda, incentivar a participação do idoso no processo de desenvolvimento de políticas públicas, tendo como base o compromisso e o respeito aos direitos e deveres desses cidadãos que contribuem para a construção da identidade de cada município, principalmente na área cultural.
No dia 29 de novembro a APDMCE realizará o terceiro festival em Fortaleza, com a participação dos Idosos e técnicos da região metropolitana, maciço de Baturité e região Jaguaribana.