Desenvolver políticas de maneira integrada e otimizando recursos é o grande desafio de todo gestor público. Pensando nisso, Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE), em parceria com a Associação dos Municípios do Ceará (APRECE), realizou no dia 26 de janeiro, em Fortaleza, o seminário “Políticas Públicas: Garantindo Direitos através da intersetorialidade”, que contou com a participação de gestores recém-empossados de várias cidades do Estado.
Na ocasião, foi empossada a nova diretoria da APDMCE para o biênio 2017/2018, que tem como presidente a primeira-dama de Acopiara, Rosmari Holanda Gurgel.
Em sua primeira fala pública como presidente, Rosmari agradeceu a confiança e o apoio dos parceiros e das ex-presidentes que a precederam e ajudaram a construir essa história de 30 anos da APDMCE. “Essa diretoria eleita e que foi empossada assume com os municípios e parceiros do Ceará o compromisso de continuar atuando fortemente na busca da melhoria da qualidade de vida pessoal e social de nossas famílias, na construção de estratégias e tecnologias sociais que fortaleçam políticas públicas, protejam e garantam direitos. É assim que a APDMCE, nos seus 30 anos de história, se pauta e realiza os seus trabalhos. E é assim que continuaremos a fazer”, afirmou.
Para conhecer a nova gestão acesse clique aqui.
O SEMINÁRIO
O seminário encerra o ciclo de atividades desenvolvidas pela APDMCE na gestão da primeira-dama de Horizonte, Josefa Farias, à frente da Associação nos últimos quatro anos.
Foram convidadas cinco secretarias do estado, além de parceiros da Associação, para expor políticas e iniciativas de impacto nos municípios cearenses. Os titulares das secretarias de Saúde e de Assistência Social apresentaram as ações da política pública – das áreas pelas quais respondem – que nesse momento têm maior relevância para os municípios cearenses. A titular da Secretaria da Justiça e da Cidadania do Estado do Ceará falou sobre parcerias que a Secretaria pretende firmar com os municípios. Coube à representante da Secretaria de Educação do Estado do Ceará apresentar a parceria com os municípios no PAIC +.
Além de Josefa, participaram da mesa Expedito José do Nascimento, Presidente da APRECE; Josbertini Clementino, Secretário do Trabalho e Desenvolvimento do Estado do Ceará; Henrique Javi de Sousa, Secretário de Saúde do Estado do Ceará; Márcia Campos, Secretária Adjunta da Secretaria de Educação do Estado do Ceará; Fabiano dos Santos Piúba, Secretário da Cultura do Ceará; Socorro França, Secretária da Justiça e da Cidadania do Estado do Ceará; Antônio de Oliveira Lima, Procurador do Trabalho; e Rui Aguiar, Coordenador do UNICEF nos estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte.
Várias iniciativas importantes foram ressaltadas pelos participantes, como o Programa Alfabetização na Idade Certa, do Governo do Estado; o Selo Unicef e o Programa Peteca, desenvolvido pelo Ministério Público com parceria da APDMCE no combate ao trabalho infantil.
Ao final do evento, houve uma apresentação do Quarteto de Cordas de Maranguape, formado em 2010 através da Orquestra Jovem de Maranguape.
Confira abaixo a íntegra do discurso da Presidente eleita, Rosmari Holanda Gurgel:
Eleição e posse da diretoria – Biênio 2017/2018
Fala da Presidente
Saudando a todas e a todos os presentes, divido minha felicidade em podermos estar vivendo esse momento tão importante para a APDMCE e para nós que representamos nossos municípios nos espaços de discussão e de construção de políticas públicas.
Cumprimento as autoridades da mesa, e por que não dizer, parceiros: senhores e senhoras secretários; Rui Aguiar, que está conosco na construção dessa história há tanto tempo; Dr. Antônio, que é também personagem importante desse enredo; Sr. Expedito, que à frente da Aprece construiu um caminho de partilha e de colaboração entre as instituições vinculadas à Aprece; Jô Farias, que conduziu a instituição nos últimos 4 anos por uma estrada sólida, de credibilidade e fortalecimento da marca APDMCE, do seu papel e do que ela significa; primeiras-damas, demais autoridades, municípios presentes, minha querida família, o nosso muito obrigada pela presença.
No momento em que vivemos a formação de nova diretoria para APDMCE é sempre ocasião de homenagear e lembrar o nome de mulheres que já estiveram assumindo a direção da instituição com muita competência e lisura: Adoneide Crispim, Vânia Dutra, Auxiliadora Brasil, Zélia Lins, Célia Costa Lima e Jô Farias, entre outras. Mulheres estas que, como eu, se dispõem a contribuir não só com seus municípios, mas com o estado do Ceará.
Essa diretoria eleita e que foi empossada assume com os municípios e parceiros do Ceará o compromisso de continuar atuando fortemente na busca da melhoria da qualidade de vida pessoal e social de nossas famílias, na construção de estratégias e tecnologias sociais que fortaleçam políticas públicas, protejam e garantam direitos. É assim que a APDMCE, nos seus 30 anos de história, se pauta e realiza os seus trabalhos. E é assim que continuaremos a fazer. Juntos, com todos os atores sociais, primeiras damas, prefeitos, secretários, técnicos, autoridades, movimentos e atores sociais. Todos juntos em prol de “políticas públicas: garantindo direitos através da intersetorialidade”.
E esse compromisso que assumimos perpassa todas as nuances do que se propõe a instituição: a reta e exitosa aplicação dos recursos que recebemos; a constante mobilização e captação por parceiros e recursos para o fortalecimento dos programas, projetos e serviços desenvolvidos junto aos municípios cearenses; o apoio à equipe técnica da APDMCE; a participação da instituição na agenda oficial de nossos parceiros e nos espaços de construção de cidadania, como conselhos, fóruns e outros colegiados que temos a honra de poder representar nessas instâncias os municípios do estado.
Bem, esses são alguns dos destaques de tudo aquilo que empossadas, nós assumimos. Assim, convido nossa nova diretoria, tão diversificada e democrática, a estarmos juntas e presentes na instituição. Agradeço a
confiança de todas; agradeço à Jô e às demais presidentes que conduziram a instituição até aqui; agradeço e confio na equipe técnica da instituição que nos dá todo o suporte para o sucesso da Associação; aos parceiros, por acreditarem naquilo que fazemos e à minha família, por estar sempre me apoiando nos desafios que resolvo assumir. Obrigada a todos e bem vindos ao biênio: “Políticas públicas: garantindo direitos através da intersetorialidade”.