Parcerias em defesa da vida

A Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE) participou do lançamento do projeto “Vidas Preservadaso – o MP e a sociedade pela prevenção ao suicídio”, realizado no dia 6 de abril, no auditório do Ministério Público do Estado do Ceará, com transmissão ao vivo pela internet. Representantes de 60 municípios marcaram presença no evento.

O evento foi marcado por painéis e mesas redondas que abordaram o fenômeno do suicídio e os desafios da prevenção; experiências municipais em políticas públicas sobre suicídio e as possibilidades de intervenção em favor da vida.

O “Vidas Preservadas” é um programa do Ministério Público do Estado do Ceará e parceiros e tem por objetivo desenvolver ações de prevenção do suicídio. Através do programa, o MP pretende mobilizar entes governamentais e não governamentais para atividades de informação/capacitação, ações e estratégias de valorização da vida de forma a retirar o Ceará do ranking dos estados onde mais ocorrem o suicídio.

A APDMCE é parceira no eixo capacitação, sendo responsável pela mobilização dos municípios, bem como no repasse de informação dos outros eixos de trabalho, além de oferecer apoio aos municípios para a construção/organização de seus planos estratégicos de ação, usando a metodologia de gestão por resultados e planejamento estratégico. Para isso, a a APDMCE realizará formações regionais – com calendário divulgado posteriormente.

Segundo informações divulgadas no ano passado pelo Ministério da Saúde, quase 3 mil cearenses cometeram suicídio nos últimos 5 anos, dados que colocam o Estado em primeiro no norte e nordeste em notificação no país.

Parcerias – O programa é realizado com inúmeros parceiros, tanto da sociedade civil (como a APDMCE, o Centro de Valorização da Vida/CVV), quanto organizações governamentais (secretarias da Saúde e da Educação, vice-governadoria) e internacionais como o UNICEF.

0 Comments