Celebrar as conquistas, os aprendizados e as superações ao longo de uma década de Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) tem sido o mote dessa semana para a Secretaria de Educação do Estado, estudantes e entidades parceiras. De 19 a 22 de junho, os 10 anos do Programa – transformado em política pública em 2007 e atualmente Programa Mais Aprendizagem na Idade Certa (Mais PAIC) – estão sendo comemorados com uma vasta programação.
Uma delas, realizada ontem (dia 20), foi a Sessão solene na Assembleia Legislativa do Ceará na qual parceiros que contribuíram com essa história foram homenageados com uma placa, em um momento marcante. Entre essas instituições estava a Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE), ao lado da Aprece, Assembleia Legislativa, Fórum da Educação Infantil, INEP, MEC, SECULT, SEDUC, SESC, UECE, UFC, UNCME, UNICEF, UNDIME, UNIFOR, UVA E URCA.
Hoje, a Associação também participou do seminário “Um Regime de Colaboração com Foco na Aprendizagem – Mais Paic”, representada pela primeira-dama de Choró e diretora da APDMCE, Lucicleide de Sousa Jucá. O evento reuniu secretários estaduais e municipais e técnicos da SEDUC e das Credes para debater temas relevantes como políticas para a primeira infância, além de discutirem o próprio PAIC, por meio da apresentação de experiências, reflexões sobre os desafios e conquistas do Programa e perspectivas do Mais PAIC.
Para a secretária executiva da APDMCE, Amélia Prudente, a homenagem recebida na sessão solene é especial. “Todo reconhecimento é bem vindo e sermos homenageadas nesse ano que é tão simbólico pois a Associação está completando 30 anos é uma emoção maior. Principalmente por saber que essa homenagem não vem só de uma secretaria do Estado mas também da resposta que os municípios dão ao trabalho que fazemos. Isso nos deixa fortalecidas e com mais vontade de continuar trabalhando e fazendo parcerias que contribuam para o desenvolvimento dos municípios e de nosso Estado”.
A comemoração será encerrada amanhã, com a entrega do Prêmio Escola Nota Dez pelo governador Camilo às 265 escolas públicas cearenses que se destacaram no ano de 2016.
Você sabe como é a relação da APDMCE com o PAIC?
Quando o PAIC começou a ser implantado, a Associação – junto com outras entidades – foi convidada a construir e integrar dois eixos: de educação infantil e de formação.
A APDMCE trazia como expertise ao PAIC a metodologia utilizada no Programa Eu Sou Cidadão Amigos da Leitura e na época trabalhava na implantação dos Espaços de Referência do Brincar, as brinquedotecas. A parceria se dá até hoje, com envolvimento e engajamento direto e forte das equipes técnicas e diretorias que estiveram à frente da Associação nesse período e deve se intensificar. Isso porque há expectativa do Mais PAIC incorporar ações voltadas para a primeira infância, tema que a APDMCE trabalha e acredita como de grande importante para o desenvolvimento da sociedade.