O Selo UNICEF realizou de 30 de setembro a 2 de outubro a primeira semana de encontros presenciais com os municípios sobre o Resultado Sistêmico 1: Saúde e Nutrição.
Os municípios do Ceará foram divididos em cinco polos. No dia 30 de setembro, na Universidade do Parlamento Cearense (UNIPACE), em Fortaleza, 42 municípios estiveram reunidos para discutir o fortalecimento da atenção primária, a importância da qualificação dos registros, mecanismos intersetoriais para promoção da saúde, com ênfase na vacinação de crianças , alimentação saudável e promoção da saúde integral de crianças a adolescentes.
Na quarta-feira (1º), segundo dia do Ciclo de Encontros, o evento também em Fortaleza reuniu representantes de 38 municípios do Polo 02.
A cidade de Sobral, por sua vez, sediou no dia 02 de outubro o 3º Polo de Capacitação Regional com a participação de 47 municípios e 152 participantes da Comissão Intersetorial do Selo UNICEF, entre articuladores(as) municipais, mobilizadores(as) da saúde e da educação, além de lideranças quilombolas e indígenas de 10 municípios da região.
Além dos debates, um dos destaques da programação foi a roda de conversa com lideranças indígenas e quilombolas, que trouxeram vivências e contribuições sobre a realidade em seus territórios. A escuta qualificada possibilitou um espaço de diálogo para avaliar as políticas municipais já existentes e apontar caminhos para ampliar o acesso a essas políticas em suas comunidades.
O evento fortalece o compromisso intersetorial pela promoção da saúde, educação e direitos das crianças e adolescentes no Ceará e seguirá na semana que vem: dia 7 de outubro, no polo de Iguatu, com 26 municípios; e no dia 8, no Crato, onde 29 municípios participarão do ciclo de capacitação.
No Rio Grande do Norte a capacitação ocorrerá de 21 a 23 de outubro, sendo os dois primeiros dias em Natal e o último no polo de Açu.
Confira fotos: