Setembro Amarelo – Todos em defesa da vida, na prevenção ao suicídio

Deixar de falar sobre certos problemas muitas vezes contribui para torná-los ainda maiores. O suicídio é um deles. O tema costuma ser evitado, tornando-se um tabu e dificultando a prevenção. Mas o suicídio infelizmente está tão presente na sociedade que já é considerado um problema de saúde pública. No Brasil, a cada 45 minutos ocorre um suicídio; em todo o mundo, perde-se uma pessoa a cada 45 segundos, segundo o Centro de Valorização da Vida (CVV).

Conhecer a problemática é um caminho necessário. Por isso o mês de setembro foi instituído mundialmente como o período para sensibilizar sobre o tema, despertando na sociedade e no poder público a atenção para a prevenção efetiva de suicídio.

O Setembro Amarelo serve para conscientizar sobre as principais causas que levam a esse ato extremo, entre elas a depressão, bem como formas de valorizar a vida e auxiliar quem apresenta pensamentos suicidas. A prevenção envolve muitos fatores, em especial uma rede de apoio – tanto familiar quanto profissional – que possa auxiliar na identificação de sinais e agir no sentido de resguardar a vida.

O Ceará, de acordo com o Programa de Apoio à Vida da Universidade Federal do Ceará (UFC), é o quinto estado brasileiro e o primeiro do Nordeste em casos de suicídio. O número alarmante e o impacto social dessas mortes levou o Ministério Público do Estado a lançar, em abril passado, o programa Vidas Preservadas – O MP e a Sociedade pela prevenção do suicídio.

Com a colaboração de diversos órgãos/entidades parceiras e atividades diferenciadas voltadas a técnicos municipais da rede de saúde e assistência, a profissionais da imprensa e ao público em geral, o Projeto tem o objetivo de promover uma abordagem intersetorial da temática e traçar estratégias de atuação do MPCE pela prevenção do suicídio.

A APDMCE, uma das parceiras, é responsável pela mobilização dos municípios, bem como pelo repasse de informação dos outros eixos de trabalho, além de oferecer apoio aos municípios para a construção/organização de seus planos estratégicos de ação.

As capacitações, iniciadas em maio, seguirão até novembro e envolvem 50 municípios cearenses. Ao longo de todo o Setembro Amarelo, o Vidas Preservadas está divulgando, diariamente, um desafio de valorização da vida. São pequenas-grandes ações que nos reconectam conosco, com a natureza e com o outro, e que podem ter efeito transformador na vida de uma pessoa. A APDMCE está reproduzindo o material em suas redes sociais e convida você a fazer o mesmo, numa grande corrente pela vida.

Suicídio – Você sabe onde procurar ajuda?

Centros de Atenção Psicossocial – CAPS (no endereço do Projeto Vidas Preservadas tem a relação de todos os CAPS do Estado.

Confira em http://www.mpce.mp.br/caopij/projetos/vidas-preservadas/onde-buscar-ajuda/

Centro de Valorização da Vida – CVV
Atendimento 24h
R. Ministro Joaquim Bastos, 806 – Bairro de Fátima
https://www.cvv.org.br
Fone: 141 / (85) 3257-1084

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará
Núcleo de Busca e Salvamento
Av. Presidente Castelo Branco, 1000 – Moura Brasil – Fortaleza-CE
Fone: 193

Hospital de Saúde Mental de Messejana
Rua Vicente Nobre Macêdo, s/n – Messejana – Fortaleza/CE
www.hsmm.ce.gov.br
Fone: (85) 3101.4348

Programa de Apoio à Vida – PRAVIDA/UFC
Rua Capitão Francisco Pedro, 1290 – Rodolfo Teófilo – Fortaleza/CE
www.pravida.com.br
contato.pravida@gmail.com
Fone: (85) 3366.8149 / 98400.5672

Laboratório de Relações Interpessoais – L’ABRI/UFC
Avenida da Universidade, 2762 – Benfica – Fortaleza/CE
labriufc@gmail.com

Instituto Bia Dote
Av. Barão de Studart, 2360 – Sala 1106 – Aldeota – Fortaleza/CE
www.institutobiadote.org.br
contato@institutobiadote.org.br
institutobiadote@gmail.com
Fone: (85) 3264.2992 / 99842.0403

Instituto DimiCuida
Av. Santos Dumont, 1388 – Aldeota – Fortaleza/CE
www.institutodimicuida.org.br
fabiana@institutodimicuida.org.br

0 Comments