A presidenta da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE), Rosa Almeida, representou a Associação na delegação formada por gestores cearenses que esteve em missão municipalista em Santa Catarina, sob coordenação da APRECE.
A visita, realizada de 1 a 4 de agosto, teve por objetivo promover um intercâmbio de experiências entre entidades municipalistas, principalmente nas áreas de consórcio de resíduos sólidos, reciclagem e sistemas de abastecimento de água, com visitas a associações de municípios, como a Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí, Associação de Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (Granfpolis).
No roteiro de troca de experiências, a comitiva cearense visitou os municípios de Itajaí, Blumenau, Timbó e Florianópolis para coletar informações importantes para a geração de novas metodologias e oferecer aos gestores subsídios e apoio a projetos que possam melhorar a vida da população.
Na programação do dia 3, Rosa Almeida apresentou o trabalho de 30 anos da APDMCE, como exemplo de experiência exitosa do Ceará. Ela abordou desde informações operacionais – equipe, funcionamento – até os projetos desenvolvidos pela Associação junto aos municípios, falando da credibilidade adquirida ao longo dos anos, o que é possível constatar com as parcerias sólidas estabelecidas com instituições sérias e comprometidas com o bem estar social, como o Ministério Público do Trabalho, Fundação Demócrito Rocha, Governo do Estado e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). “Com a seriedade de nosso trabalho e nossa postura apartidária, conseguimos construir uma imagem sólida a nível de estado e de municípios, e estabelecer uma relação de confiança com nossos parceiros”, afirmou.