UNICEF e parceiros lançam iniciativa Primeira Infância Antirracista (PIA) no estado do Ceará

A APDMCE participou, nesta segunda-feira (20), do lançamento da iniciativa Primeira Infância Antirracista (PIA) no estado do Ceará, liderada por UNICEF e Coalizão Ceará (Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Porticus, Fundação Van Leer e Governo do Estado do Ceará). O evento ocorreu no Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza, e recebeu prefeitos, secretários estaduais e gestores dos 34 municípios selecionados para o programa. Antes do seminário, os convidados visitaram a exposição “Anas, Simôas e Dragões: Lutas Negras pela Liberdade”, no equipamento cultural, que refletiu sobre o apagamento das lutas dos povos negros no Ceará.

Entre as ações da estratégia, estão capacitações após a revisão dos Planos Municipais pela Primeira Infância (PMPI), partindo de um viés étnico-racial. “A nossa metodologia é dividida em dois momentos: pensar e aprofundar o debate sobre racismo estrutural, identidade, branquitude, com participação de especialistas, e, posteriormente, colocar a mão na massa para entender o que já está sendo feito e quais as barreiras para a implementação dessas ações”, detalha Maíra Souza, oficial de Primeira Infância do UNICEF.

Integrante do Conselho Jovem do UNICEF, a estudante Thaís Pitaguary, 17, de Pacatuba, relatou o racismo que vivenciou após trocar a escola indígena pela de ensino tradicional. “Por que isso acontece? Porque dentro das escolas as crianças não têm uma educação adequada para entender a cultura do país, como o Brasil surgiu e o que foi a miscigenação”, destaca.

A secretária da Igualdade Racial do Ceará, Zelma Madeira, citou o aspecto estrutural do racismo, que requer ações integradas das redes estaduais e municipais. “Não basta apenas fazer a capacitação, queremos uma entrega. Como isso irá alterar o PMPI? Como vai impactar o Cadastro Único do município?”, questiona.

Também estiveram no evento as secretárias Onélia Santana (SPS) e Juliana Alves (Povos Indígenas); o chefe do escritório do UNICEF em Fortaleza, Rui Aguiar; a consultora em Saúde do Selo UNICEF Metilde Ferreira; a CEO da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Mariana Luz; a superintendente do Dragão do Mar, Helena Barbosa; e a 1ª secretária da APDMCE, Ires Oliveira, prefeita de Hidrolândia.

0 Comments