A equipe do Selo UNICEF no Ceará participou de reunião, na última terça-feira (7), com a secretária estadual de Educação, Eliana Estrela, e a procuradora de Justiça Elizabeth Almeida sobre o programa “Ensino Médio, presente”, idealizado pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). O encontro ocorreu na Secretaria da Educação (Seduc). Com foco na redução do abandono escolar nas séries finais, o trabalho iniciará a partir de um projeto piloto formado pelos 30 municípios mais vulneráveis nessa área. O primeiro passo será a promoção de capacitações no início de abril, em Fortaleza, com gestores escolares, integrantes das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e coordenadores operacionais da Busca Ativa Escolar. O UNICEF e a APDMCE oferecerão apoio técnico na parceria do MPCE executada com o governo do estado.
A procuradora de Justiça Elizabeth Almeida, que coordena o Centro de Apoio Operacional da Educação (CAOEDUC), lembrou que o tema já é acompanhado pelo Ministério Público Estadual, em diálogo com o UNICEF, há muito tempo e que o “Ensino Médio, presente” deve se tornar uma iniciativa permanente do órgão. O chefe do escritório do UNICEF em Fortaleza, Rui Aguiar, defendeu que, posteriormente, o programa seja ampliado para todo o estado e reforçou a importância de fortalecer a articulação entre as redes estadual e municipais de ensino para potencializar a busca dos meninos e meninas fora da escola.
Nilson Silva, consultor do Selo UNICEF que atua no monitoramento da Busca Ativa Escolar (BAE), destacou que há disparidades quanto ao abandono, já que algumas escolas de um mesmo município apresentam índices altos, enquanto outras têm taxa zero. Assim, só participarão das oficinas neste primeiro momento as escolas que não possuem abandono zero. O levantamento para definir as cidades em alerta levou em conta os índices de abandono escolar absoluto e relativo e as vulnerabilidades desses locais. Também esteve presente na reunião a coordenadora de implementação do Selo UNICEF no Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, Amélia Prudente, que comporá o grupo de execução inicial do projeto.
Os municípios selecionados para o programa são: São Luís do Curu, Uruburetama, Pentecoste, Acarape, Jijoca de Jericoacoara, Itarema, Tianguá, Ubajara, Frecheirinha, Moraújo, Santana do Acaraú, Canindé, Paramoti, General Sampaio, Mulungu, Acaraú, Cascavel, Pacajus, Morada Nova, Fortim, Ibaretama, Madalena, Boa Viagem, Tamboril, Pedra Branca, Aiuaba, Ipaumirim, Santana do Cariri, Penaforte e Brejo Santo.
A segunda fase do projeto deve envolver integrantes dos Núcleos de Cidadania de Adolescentes (NUCA), do Selo UNICEF; e monitores no programa Busca Ativa Escolar ─ estudantes que recebem bolsas do governo do estado para auxiliar na permanência de jovens cearenses nas escolas estaduais.