S5 Corporate Response - шаблон joomla Книги
Eu sou Cidadão

Eu Sou Cidadão - Amigos da Leitura

eu sou cidado

 

 

Este Projeto representa uma iniciativa transformadora para milhares de crianças e adolescentes. Foi lançado em 2002 com o intuito de despertar nos jovens o prazer pela leitura. Hoje, após 11 anos de atividades se tornou uma importante ferramenta que contribui com a formação cidadã e o protagonismo desses jovens cearenses.

 

A base do projeto está no lançamento de livros que abordam temáticas sociais como a gravidez na adolescência, o convívio com o semiárido, o respeito às diferenças, a preservação do patrimônio público, entre outros.

 

O Eu Sou Cidadão é uma realização da APDMCE em parceria com a Fundação Demócrito Rocha, o Banco do Nordeste, o Governo do Estado, o Selo UNICEF Município Aprovado, a Associação dos Municípios e Prefeitos do Ceará (APRECE) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Ceará (UNDIME-CE).

Público-alvo: Crianças, adolescentes e suas famílias

Abrangência: 90 municípios cearenses

Atendimento: 1.500 crianças e adolescentes - diretamente

2.300.000 leitores em todo o Estado

Publicações: 20 livros

Livros distribuídos: 132.000 exemplares

 

PUBLICAÇÕES

 

CAPA VILA16 LOGO NOVA copiar

De Esfulepante à Felicitante: Uma Questão de Gentileza - Ana Márcia Diógenes

Coleção II – Livro V: Valorização da cultura nordestina

O mundo está lotado de meninos e meninas que são como Patrícia Joyce, a Pata: cheios de vontade de sair ajudando gente por aí. Só que nem sempre eles se percebem empoderados de energia para sair transformando humores, rumores, pensamentos negativos, comodismo... A personagem transforma uma tarefa escolar em possibilidade de contribuir para que amigos e familiares mudem paradigmas de humor e gentileza em relação ao “mau-humor” inexplicável frente às segundas-feiras. O que era um Projeto de Vida  Temporário – PVT, acaba se transformando em Projeto de Vida – PV. A tarefa escolar muda a vida dela e de quem está em volta.

 


CAPA VILA16 LOGO NOVA copiar

Vila 16 – Tamara Bezerra

Coleção II – Livro IV: Um Lugar Cheio de Histórias que falam sobre a cor, o cheiro e o tom de cada família.

“Vila 16” é uma obra de ficção, um conto moldura composto por várias histórias em seu enredo. Uma adolescente passa as férias num lugar mágico. Na vila 16, ela conhece várias pessoas que narram histórias dos antigos e atuais moradores do lugar. As casas margeiam um plantio de ipês-rosa.


comedia

Clássicos Cearenses Recontados em Cordel

Coleção II – Livro III: Literatura em Cordel

Coleção com 10 livros - adaptações em cordel de romances, contos e crônicas, ambientadas no Ceará e escritas por autores cearenses. Todas as obras selecionadas estão entre as mais relevantes da produção literária do estado. Com o objetivo de aproximar os jovens e suas famílias dos clássicos da literatura cearense e autores consagrados como Adolfo Caminha e Domingos Olímpio.


comedia

A Comédia Nada Divina de Dante da Silva no Mundo das Drogas - Arlene Holanda

Coleção II - Livro II: Combate às Drogas e à Violência

Viaje nesta história atemporal, onde uma alusão à Divina Comédia utiliza a graça e a leveza dos versos do cordel para embarcar na missão de levar aos jovens reflexões e lições de vida.

Em alusão ao clássico A Divina Comédia, nesta viagem musicalizada em rimas de cordel, inferno, purgatório e céu são causas, consequências e recuperação. Uma história cantada, que trabalha a problemática das drogas com riqueza de alegorias e linguagem jovem, deixando rastros de reflexão e liberdade para os jovens.

 


bordo

Meu caderno de bordo – Efigênia Alves

Coleção II – Livro I: Valorização da cultura nordestina

O livro que dá início à segunda coleção do Projeto Eu Sou Cidadão conta a história de Bel, uma garota que sai de sua cidade no semiárido nordestino para estudar no Sul do País. Junto com a nova vida, ela descobre um Brasil rico em diversas culturas, climas e costumes. Isso a ajuda a valorizar ainda mais suas raízes e a expressar tudo isso através de um blog. O Blog da Bel faz tanto sucesso, que atrai gente do Brasil inteiro querendo falar um pouco sobre as riquezas da sua região.

 


julieta

O Mistério da Professora Julieta – Socorro Acioli

Livro X: A leitura como ferramenta de transformação social

O 10º livro do projeto Eu Sou Cidadão conta a história de Julieta, uma professora muito misteriosa, que chega à cidadezinha de Cajueiro, com a intenção de mudar completamente a rotina desta pacata cidade. E ela realmente consegue! Transforma a vida de todos através de uma ferramenta surpreendente. Nesta história, a autora Socorro Acioli apresenta, de forma encantadora, as vantagens de se ter a leitura como um prazeroso hábito.

 


historia

Uma história diferente - Arlene Holanda

Livro VIII: Aceitação e respeito pelas diferenças

Através da linguagem do cordel, Arlene Holanda aborda de forma bem poética a aceitação das diferenças, e faz o leitor refletir sobre os preconceitos que guarda consigo. Todos tem o direito à inclusão e, acima de tudo, ao respeito. Não importa a cor da pele, a classe social, se é feio ou bonito, se tem uma ou duas pernas, o importante é que todas as pessoas tem o seu valor e são essas diferenças que as tornam ainda mais especiais.

 


bola

A Bola da Vez – Raymundo Netto

Livro IX: O esporte educativo como forma de inclusão social

Neste livro de Raymundo Netto, crianças, jovens e adultos se unem para transformar um terreno baldio cheio de lixo em um campo de futebol e um espaço de lazer para toda a comunidade. A história destaca a importância do esporte em uma época em que as crianças e os jovens passam a maior parte do tempo em frente à televisão, ao videogame e ao computador. O esporte é apresentado aliado a um caráter educativo, estimulando a inclusão social, a solidariedade, o cooperativismo e a superação das dificuldades.


gesto

Um pequeno gesto - Tércia Montenegro

Livro VII: Preservação do Patrimônio Público

O texto de Tércia Montenegro mostra que é preciso acreditar nas grandes mudanças, mas sem esquecer que elas começam dentro de cada pessoa. A história mostra que as grandes transformações são possíveis, mas que exigem dedicação, paciência e que sempre começam por um pequeno gesto, motivado por um grande sonho.


rosinha

Você viu a Rosinha? - Célia Chaves Gurgel do Amaral

Livro VI: Trabalho Infantil Doméstico

O livro expõe o problema da exploração de crianças no trabalho doméstico de uma maneira simples e criativa. A autora conta a história de uma mãe à procura da filha que, ao invés de estar estudando como prometido pela madrinha, vive trabalhando noite e dia. A dor da mãe e o sofrimento da filha mostram que a infância e a adolescência são fases para estudo, brincadeira e convívio com a família; não para o trabalho.


votemcadauma

Vó tem cada uma! - Adriana Alcântara

Livro V: O Respeito a Pessoa Idosa

Dona Nena é uma pessoa que impressiona pela simpatia, mas mesmo em casa, enfrenta maus tratos de uma das netas. Viúva, ela tem como família uma filha dedicada, um genro que a trata bem e três netos. É difícil ouvir dela uma palavra ríspida. Mesmo assim, como nenhuma felicidade é perfeita, a avó sente em sua neta Marcela certa frieza de tratamento, uma rejeição com a qual não está acostumada.


vendomundo

Vendo o mundo de ponta a cabeça - Maria Auxiliadora Garcia

Livro IV: Questão de Gênero

O livro retrata a trajetória de Clara, uma garota que não conseguia compreender porque não podia ganhar uma bicicleta como presente de Natal. Por que ela não e seu irmão sim? Por que os meninos podem mergulhar nas maiores aventuras enquanto as meninas tem que brincar de bonecas? Clara não encontra respostas fáceis. Ela se depara com uma teia complexa de relações em que cada um desempenha um papel pré-determinado.

 


telmaheloisa

Telma e Heloisa - Ântonio Loureiro

LIVRO III: Gravidez na Adolescência

Telma e Heloísa, em suas trocas de conhecimento, afeto e apoio, ilustram bem o valor da amizade, num momento de grande importância e de repercussões irreversíveis na vida de Telma, que engravida precocemente. A adolescente enfrenta o desprezo do pai de seu filho e o preconceito das pessoas ao seu redor, além de perder as fantasias eos romantismos próprios da idade.

 


rapunzel

A história inacabada de Maria Rapunzel - Júlio Lira

LIVRO II: Cárcere Privado e Resgate as Brincadeiras Infantis

Maria Rapunzel é uma menina de cidade grande que só conta com um grupo de amigos para fazer da sua vida uma história com final mais feliz. Seu drama é o de milhares de crianças que crescem em "gaiolas", privadas de sonhos, filhos de pais que trabalham fora, sem tempo de ser criança e que muitas vezes acabam tomando conta dos próprios irmãos. Coisas de gente grande que adultos impõem às crianças. Este livro de Julio Lira também foi reeditado, no ano de 2011.

 


marias

Marias e Fulaninho - Ângela Escudeiro

LIVRO I: Estatuto da Criança e Adolescente abordado através da violência sexual doméstica

O livro conta a história de uma família vitimada pela miséria, de um lar desestruturado por um pai desajustado, entregue à bebida e aos vícios mais abjetos. Paradoxalmente, é um cego que toma a defesa dessa família. Isto porque, como evidencia a autora, ele conhece o braile, linguagem que permite ler e “enxergar” de maneira diferente. Com humor e sabedoria, o cego Fulaninho resgata a dignidade dessa família, que volta à rotina um pouco mais humanizada. Esse foi o primeiro livro publicado e em 2010 foi reeditado.



Newsletter

Cadastre-se para receber novidades da APDMCE

Calendário de Eventos

Novembro 2017
D S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2

IDOSO 2017 COREL

Fale Conosco

 

 

 

 

 

 

 

 

 

facebook    youtuber    twitter   

 Facebook   |   Youtube   |   Twittter

Localização

maps2

Rua Maria Tomásia, 230 - Aldeota - Fortaleza-CE
Horário de Funcionamento:
Segunda à Sexta: 08 às 12hs - 13 às 17hs